Seu imóvel pode estar irregular e você nem sabe! Descubra como resolver isso agora
- mktcarlasantosadv
- 8 de mai.
- 4 min de leitura

Se você tem um imóvel, mas nunca parou para verificar se está 100% regularizado, cuidado!
Uma irregularidade pode travar a venda, impedir financiamentos, gerar custos extras e até colocar seu patrimônio em risco.
Mas calma! Se você está aqui, já deu o primeiro passo para evitar dor de cabeça no futuro. Vamos direto ao ponto: como descobrir se seu imóvel está irregular e o que fazer para resolver isso.
Sinais de que seu imóvel está irregular
Você pode estar vivendo em um imóvel com problemas sem nem imaginar. Veja os principais sinais de alerta:
· Cadê a escritura e o registro? Se você não tem esses documentos, seu imóvel está irregular e você pode está correndo o risco de perdê-lo.
· A metragem está errada? O tamanho real do imóvel não bate com a escritura ou cadastro municipal?
· Fez uma obra e não avisou a prefeitura? Construções sem alvará são consideradas irregulares e podem travar o seu imóvel na hora de qualquer transação imobiliária.
· Está devendo IPTU? Dívidas podem fazer seu imóvel ser penhorado e até mesmo vir a perde-lo.
· Comprou o imóvel com contrato de gaveta? Sem o devido registro, você não tem segurança jurídica sobre a propriedade, ela continua sendo do vendedor até que você registre em seu nome.
· O imóvel era de família e nunca foi passado para o seu nome? Esse é um problema muito comum! Após o falecimento de um ente querido, os herdeiros não realizam o inventário dos bens deixados pelo falecido, seja por falta de recursos financeiros, seja por não saberem que somente realizando o inventario é que os bens deixados podem ser vendidos, doados, alugados. E com isso, o imóvel permanece irregular.
Se alguma dessas situações parece familiar, seu imóvel está irregular.
Quais os problemas isso gera?
Agora que você já sabe algumas possibilidades de irregularidades que seu imóvel possui, veja os principais problemas que um imóvel irregular acarreta:
· Imóvel não pode ser deixado de herança
· Conflitos e disputas judiciais
· Desvalorização do patrimônio
· Insegurança jurídica
· Dificuldades em vender, doar, alugar e etc.
· Impossibilidade de ser financiado
· Não pode ser dado em garantia
Como resolver esse problema?
Antes de qualquer atitude, é preciso verificar qual ou quais irregularidades o seu imóvel possui. Busque uma advogada especialista fazer uma analise detalhada de toda a documentação e verificar a melhor solução para a regularização.
Nem sempre é algo que um despachante possa resolver. A regularização de imóveis exige técnica e conhecimento.
Aqui vai um alerta: se você possui um imóvel que está com alguma dessas situação acima listadas, você precisa urgente resolver essa situação.
Não caia na armadilha de deixar para resolver depois, que não é necessário fazer isso, porque quanto mais o tempo passa, mais em risco você coloca o seu imóvel.
Documentos que você precisa
Alguns documentos são indispensáveis na hora de regularizar um imóvel. Abaixo listo alguns, mas eles não se esgotam.
· Matrícula atualizada do imóvel.
· Escritura pública, contratos, recibos (se houver).
· Guias de IPTU, contas de consumo
· Certidões
· Planta /memorial descritivo do imóvel
Quando você precisa de um advogado imobiliário?
Algumas situações exigem a ajuda de um especialista para evitar problemas maiores.
Uma advogada especialista em direito imobiliário é capaz de mitigar riscos e contingências, resolver questões que travam o seu imóvel de ser vendido, doado, financiado, alugado e etc.
Algumas situações que indicam que você precisa de um advogado especialista para regularizar o seu imóvel:
· Se você comprou o imóvel com contrato de gaveta.
· Se há disputas entre herdeiros.
· Se a prefeitura ou cartório criaram obstáculos.
· Se o imóvel não possui registro
Uma advogada especialista agiliza o processo e evita armadilhas que podem custar caro no futuro.
Escritura X Registro: Você realmente sabe a diferença?
Muita gente acha que ter a escritura é o suficiente. Mas não é bem assim!
A Escritura Pública é apenas um contrato de compra venda que foi formalizado no cartório de notas e não te garante a propriedade. Ela é apenas o primeiro passo para a regularização.
Muitas pessoas acham que fazer um contrato de compra e venda e reconhecer a assinatura já garante a propriedade. Ledo engano!
O reconhecimento de firma ou assinatura nada mais é do que validar, por um profissional habilitado, que aquela assinatura pertence realmente a pessoa que assinou. Te pergunto: Isso garante que você é dono do imóvel?
A resposta é NÃO!
Já o registro do imóvel é o que realmente garante que o imóvel está no seu nome perante a lei. Sem o registro, a propriedade ainda não é sua oficialmente!
Somente após o registro da escritura publica de compra e venda é que o imóvel passa a ser seu.
O problema é que muitas vezes ao comprar um imóvel, a pessoa por não ter recursos financeiros, tendo em vista que já dispôs de toda a sua economia para aquisição do imóvel, acaba deixando essa parte tão importante para depois e com o passar dos anos cai no esquecimento.
Por isso, é muito importante que ao adquirir um imóvel você tenha em mente que precisará investir também na documentação.
Conclusão: Regularizar seu imóvel não só protege o seu patrimônio como também valoriza
Ao longo do artigo, vimos alguns tipos de irregularidades que um imóvel pode ter, como resolve-las, quais documentos são essenciais para a regularização e a importância de contar com a assessoria de um especialista em direito imobiliário.
Se seu imóvel estiver irregular, a última coisa que você deve fazer é ignorar o problema! Regularizar agora evita dor de cabeça e aumenta o valor do seu patrimônio.
Quer saber como resolver seu caso específico? Não perca tempo! Entre em contato conosco e saiba mais!




Comentários